29 de fev. de 2012

Ciclo de Filmes de Relações Internacionais

Pessoal, neste mês de março, nos dias 13, 20, 22, 27 e 29 exibiremos um ciclo de filmes com temáticas relacionadas às Relações Internacionais. Temos 10 filmes indicados (a grande maioria deles pelo Prof. Giorgio), porém como só temos 5 datas faremos uma votação em nosso grupo do Facebook para saber quais serão os filmes que serão exibidos. Seguem abaixo as informações de cada filme:


Sob a Névoa da Guerra (EUA, Errol Moris, 2003)Aborda a história militar recente dos EUA de ponto de vista de Robert S. McNamara, secretário de Defesa nos governos de Kennedy e Johnson. Acabou presidindo o Banco Mundial. O filme relata desde o bombardeio de centenas de milhares de civis em Tóquio em 1945, passando pela Crise dos Mísseis em Cuba, a guerra do Vietnã. Uso extraordinário de imagens de arquivo e gravações da Casa Branca, liberados por força da legislação em favor da transparência.

X

Dr. Fantástico (EUA, Stanley Kubrick, 1964)O filme mostra um general transtornado da Força Aérea Americana que ordena um primeiro ataque nuclear contra a União Soviética, e segue o Presidente dos Estados Unidos, seus assessores, os Chefes do Estado-Maior Conjunto e um oficial da Força Aérea Real Britânica, na medida em que tentam interromper os bombardeios a tempo de evitar um apocalipse nuclear, bem como a tripulação do B-52 que tenta cumprir sua missão. Considerado comédia de humor negro, dialoga com o medo difundido na época da Guerra Fria e o sutil e instável "balanço de terror" entre as potências nucleares.

________________________________________________

Flor do deserto (Reino Unido, Sherry Horman, 2009)Baseado no best seller Desert Flower, autobiografia da modelo somali Waris Dirie, submetida a mutilação genital aos cinco anos e vendida para um casamento arranjado aos 13 anos. A garota fugiu, atravessando o deserto por dias até chegar a Mogadishu, capital da Somália, onde passou o resto da adolescência sem ser alfabetizada. Ao trabalhar em um restaurante fast food em Londres foi descoberta pelo fotógrafo Terry Donaldson e se tornou uma modelo mundialmente conhecida. Ela trocou sua carreira de modelo para dedicar-se exclusivamente à luta mundial contra a mutilação genital feminina e foi nomeada embaixadora da ONU no combate a esta prática.
O filme trata de um aspecto dos direitos humanos muito atual e a complexidade de tratar do assunto.

X

Hotel Ruanda (Terry Georte, 2004)O filme relata um episódio verdadeiro ocorrido durante o massacre de civis em Ruanda em 1994. Fica evidente a impotência da comunidade internacional de agir contra o genocídio dos tutsis que levou à morte de quase um milhão de pessoas em alguns meses. Fica evidente também a cumplicidade do governo francês.

_______________________________________________________________

Lemon Tree  (Palestina/Israel,  Eran Riklis, 2008)Uma viúva palestina vive cultivando uma árvore de limões em sua propriedade. O ministro de Defesa de Israel se muda à casa ao lado dela e ordena ao Serviço Secreto que remova a árvore por questões de segurança. A viúva, então, tenta buscar ajuda das autoridades palestinas, que se negam a ajudá-la, israelenses, que logo a dispensam, e de um advogado, que faz ela perder o caso. Assistindo a sua árvore morrer, resta a viúva a improvável ajuda da esposa do ministro da Defesa e de um jornalista que olham a ela com alguma simpatia. Sem dúvida, uma fantástica alegoria para se pensar os conflitos israel-palestina.

X

Tartarugas podem voar (Irã, Bahman Ghobadi, 2004)Crianças ganham a vida desarmando minas terrestres que vendem a um intermediário, que, por sua vez, ganha a vida vendendo as minas à ONU. Em um grande quadro de luta pela sobrevivência, o filme retrata as condições de vida de um campo de refugiados curdos no mesmo momento da invasão americana ao Iraque. O filme suscitaria vários debates, desde direitos humanos em campos de refugiados à situação de povos e etnias sem territórios no mundo de hoje.
__________________________________________________________

Fora da Lei (Argélia, Rachid Boucharet, 2010)Assunto: colonização francesa na Argélia e da luta dos argelinos para se libertarem do jugo colonial. O filme mostra o processo desde a matança dos manifestantes nas ruas de Argel no mesmo dia que se comemora a libertação da ocupação nazista em Paris.
Outros aspectos: papel de trabalhadores migrantes na fábrica da Renault na região metropolitana de Paris e suas condições de vida.

X

Leningrado (Rússia, Aleksandr Buravsky, 2009)Filme relata um dos episódios menos conhecidos no Brasil da segunda guerra mundial: o cerco do exército nazista à cidade de Leningrado de 8 de setembro de 1941 a 27 de junho de 1944. A resistência de Leningrado resultou na morte da metade da sua população na grande maioria pela fome.

________________________________________________________

Margin Call - O Dia Antes do Fim (EUA, J.C. Chandor, 2011)A trama envolve funcionários de uma empresa de investimento durante um período de 24 horas, na fase inicial da crise financeira de 2008. Quando o analista de operações Peter Sullivan acessa informações que podem revelar a queda da empresa, uma montanha russa de decisões financeiras e morais empurra a vida de todos os envolvidos para a beira de um desastre.

X

O caso Mattei (Itália, Francesco Rosi, 1972)O filme é baseado na história do Enrico Mattei, presidente diretor da estatal de petróleo italiano ENI que morreu em misterioso acidente de avião em 1972. Mattei tentou quebrar o poder das sete irmãs, as empresas multinacionais que dominavam o petróleo, por meio de acordos mais vantajosos com os países produtos de petróleo.


Endereço do Grupo do CineKlubrick no Facebook: https://www.facebook.com/groups/126245600793462/

Nenhum comentário: