31 de jul. de 2011

Mostra dos Professores

Convidamos 6 professores a nos indicarem filmes para serem exibidos durante o mês de agosto, e como este será um mês curto para a comunidade da UFABC organizamos uma mostra especial durante duas semanas. As sessões serão (excepcionalmente este mês) ás segundas, terças e quartas. Veja abaixo a lista de filmes indicados.


Segunda – 01/Agosto – 16hs
Lixo Extraordinário (Indicação do Prof. Giorgio Romano)
Direção: Karen Harley, João Jardim, Lucy Walker
O documentário mostra o contato do artista plástico Vik Muniz com os catadores de material reciclável do Aterro do Jardim Gramacho, maior da América Latina, localizado no Rio de Janeiro. A partir da experiência, surge um novo combustível criativo para Vik e, como contrapartida, os catadores diminuem sua distância com a arte e conseguem condições melhores de vida.

Terça – 02/Agosto – 16hs 
A Felicidade Não se Compra (Indicação do Prof. Ramon Garcia Fernandez)
Direção: Frank Capra
Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas, mandado Terra, para tentar fazer George mudar de idéia, demonstrando sua importância através de flashbacks.


Quarta – 03/Agosto -16hs 
O Nome da Rosa (Indicação do Prof. Luís Alberto Peluso)
Direção: Jean-Jacques Annaud
Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro.


Segunda – 08/Agosto – 16hs
Cabra Marcado para Morrer (Indicação da Profª. Andrea Paula dos Santos)
Direção: Eduardo Coutinho
Em fevereiro de 1964 inicia-se a produção do documentário “Cabra Marcado Para Morrer”, que contaria a história política do líder da liga camponesa de Sapé (Paraíba), João Pedro Teixeira, assassinado em 1962. No entanto, com o golpe de 31 de março, as forças militares cercam a locação no engenho da Galiléia e interrompem as filmagens. Dezessete anos depois, o diretor Eduardo Coutinho volta à região e reencontra a viúva de João Pedro, Elisabeth Teixeira -- que até então vivia na clandestinidade -- e muitos dos outros camponeses que haviam atuado no filme antes brutalmente interrompido.


Terça – 09/Agosto – 16hs
Quanto Vale ou é Por Quilo? (Indicação do Prof. Klaus Frey)
Direção: Sérgio Bianchi
Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.


Quarta – 10/Agosto – 16hs
O Filho da Noiva (Indicação do Prof. Artur Zimerman)
Direção: Juan José Campanella
Aos 42 anos Rafael Belvedere (Ricardo Darín) está em crise, pois assumiu muitas responsabilidades e não tem mais tempo para qualquer tipo de diversão. Boa parte de seu tempo é gasto no gerenciamento do restaurante fundado por seu pai, no qual até tem um relativo sucesso, mas sem nunca conseguir escapar da sombra de seu pai. Rafael raramente visita sua mãe, Norma (Norma Aleandro), que está perdendo a memória, pois ela sempre implica com suas acompanhantes. Sua ex-esposa o acusa de não dar a devida atenção ao filho e ainda há Naty (Natalia Verbeke), atual namorada de Rafael, que sempre lhe exige atenção e comprometimento. Em meio a todas estas responsabilidades Rafael sofre um ataque cardíaco, que faz com que se encontre novamente com Juan Carlos (Eduardo Blanco), um amigo de infância, que o ajuda a reconstruir seu passado e ver o presente com outros olhos.

Nenhum comentário: