2 de out. de 2011

Ciclo IV - Sonho & Realidade

O que é realidade? como diferí-la de um sonho? O que é o sonho? A partir destas questões este ciclo foi pensado na relação entre sonho, realidade e a linguagem do cinema.  O cinema é muito impactante na realidade, se utiliza dela para criar algo novo. Os filmes são construidos através de imagens, sons e ideias da realidade.Mas ao mesmo tempo o cinema está muito próximo de um sonho, onde nos deparamos com uma descontinuidade do real.

05/OUT
The Science of Sleep

Título original: (La Science des Rêves)
Lançamento: 2006 (França)
Direção: Michel Gondry
Atores: Gael García Bernal, Charlotte Gainsbourg
Duração: 105 min
Gênero: Drama

Sinopse:
Stephane Miroux (Gael García Bernal) vê seus sonhos invadirem constantemente a vida real. Quando dorme, se transforma no carismático apresentador do programa “Stephane TV”, explicando sua “ciência dos sonhos” na frente das câmeras de papelão. Na vida real, tem um trabalho chato numa editora de calendários em Paris. Ele flerta com a vizinha Stephanie (Charlotte Gainsbourg), mas a moça não está disposta a encarar alguém como ele. Incapaz de chegar ao coração de Stephanie na vida real, Stephane procurará as respostas em seus sonhos.


----------------

10/OUT

(excepcionalmente segunda-feira)
Abre los ojos
Lançamento: 1997 (Espanha)
Atores: Eduardo Noriega, Penélope Cruz
Duração: 119 min
Gênero: Ficção




Sinopse:
César (Eduardo Noriega) é um belo homem órfão e dono de uma grande fortuna, herdada de seus pais. Mulherengo convicto, ele vive em uma luxuosa casa e troca constantemente de namoradas. Seu melhor amigo é Pelayo (Martínez), que tem inveja de César por não ter o mesmo sucesso que ele tem com as mulheres. Porém, em uma das festas organizadas por César, Pelayo lhe apresenta uma bela jovem, chamada Sofia (Penélope Cruz). Após conversarem um pouco, César passa a sentir algo que nunca sentira antes: estava apaixonado. Apesar da desconfiança de que Sofia seja namorada de Pelayo, César tenta conquistá-la, o que acaba conseguindo. Entretanto, Nuria (Najwa Nimri), a última namorada de César, é extremamente ciumenta e não aceita de forma alguma que ele tenha outra mulher além dela. Ao saber do envolvimento de César com Sofia, Nuria comete suicídio batendo com seu carro em uma árvore. Ela morre no acidente e César, que estava com ela naquele instante, tem seu rosto completamente desfigurado. Após os médicos lhe dizerem que não têm como reconstituir seu rosto, devolvendo-lhe a antiga beleza, César entra numa profunda depressão. Mas logo depois a situação sofre uma grande reviravolta: os médicos lhe dizem que uma nova técnica revolucionária é capaz de reconstituir seu rosto e Sofia reaparece para dizer que lhe ama. Mas nem tudo é felicidade, pois estranhas e assustadoras visões têm acometido César, fazendo-lhe perceber que o pesadelo estava apenas começando.


----------------


19/OUT
A origem
Título original: Inception
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: Christopher Nolan
Atores: Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Ellen Page.
Duração: 148 min
Gênero: Ficção Científica

Sinopse:
Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disto ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard). Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos.

----------------

26/OUT
Sonhos
Título original: (Yume)
Lançamento: 1990 (Japão)
Direção: Akira Kurosawa
Atores: Akira Terao, Mitsuko Baisho
Duração: 119 min
Gênero: Drama

Sinopse:
São oito segmentos. No primeiro, "A Raposa", uma criança é avisada pela mãe que não deveria ir à floresta quando há chuva e sol, pois é a época do acasalamento das raposas, que gostam de serem observadas. Mas ele desobedece os conselhos e observa as raposas, atrás de uma árvore. Ao retornar para casa sua mãe não o deixa entrar e lhe entrega um punhal, dizendo que como ele havia contrariado a raposa ele deveria se matar, mas ela sugere algo que pode remediar a situação. Na segunda, "O Jardim dos Pessegueiros", o irmão mais novo de uma família, ao servir chá para as irmãs, depara com uma moça que foge. Indo ao seu encalço, nota que ela é uma boneca e depara com os pessegueiros da sua casa totalmente cortados, restando só tocos. Os espíritos dos pessegueiros surgem para ele e, em uma dança melancólica, dizem que as bonecas são colocadas para enfeitar e festejar a florada dos pessegueiros, mas como eles não mais existem naquela casa não fazia sentido a presença das bonecas. Na terceira, "A Nevasca", o líder de uma expedição, junto com seu grupo, se vê em meio a uma nevasca. Eles sucumbem a nevasca, mas repentinamente surge uma linda mulher que envolve o líder com uma echarpe prata. Ele percebe que ela é a morte, que se transforma em uma horrenda figura, então ele vê que está próximo do acampamento e tenta acordar os companheiros, mas não consegue. Ouve então uma corneta, indicando que o acampamento está mais próximo do que imagina. No quarto, "O Túnel", ao entrar em um túnel o capitão de um exército é surpreendido por um cão, que ladra para ele. Atravessa então o túnel em curtos passos. Na saída ouve alguém caminhar e depara com um dos seus soldados morto em combate, que pensa não estar morto. No quinto conto, "Corvos", um jovem pintor, ao observar as pinturas de Van Gogh, entra dentro dos quadros e se encontra com o pintor, que indaga por qual razão ele não está pintando se a paisagem é incrível, pois isto o motiva a pintar de forma frenética. No sexto conto, "Monte Fuji em Vermelho", o Fuji entra em erupção ao mesmo tempo ocorre um incêndio em uma usina nuclear, provocado por falha humana. É desprendida no ar uma nuvem de radiação. Um homem relata ser um dos responsáveis pela tragédia e diz preferir a morte rápida de um afogamento à lenta provocada pela radiação. No sétimo, "O Demônio Chorão", ao caminhar um viajante encontra um demônio, que lamenta ter sido um homem ganancioso e, como muitos, transformou a terra em um lastimável depósito de resíduos venenosos. No último, "Povoado dos Moinhos", um viajante chega à um lugarejo conhecido por muitos como Povoado dos Moinhos. Lá não há energia elétrica e tampouco urbanização. Um idoso, ao ser indagado, relata que os inventos tornam as pessoas infelizes e que o importante para se ter uma boa vida é ser puro e ter água limpa.

Nenhum comentário: