14 de ago. de 2011

Nosso próximo ciclo de filmes (Setembro). VOTE

Em Setembro retornaremos de nosso merecido recesso acadêmico, e também retornará o Cineklubrick! Vote* no ciclo de dois filmes que deverá ser exibido dentre os cinco sugeridos:
*Vote no menu à esquerda
(1) Esporte & Sabedoria
Como dizia Platão, uma boa educação é feita de ginástica e música!
Concentração, disciplina, respeito, percepção e ação são essenciais quando se busca o melhor e a superação tanto no esporte quando na própria vida, resultando em uma coisa só: o prazer de viver bem.

"Poder além da vida"
Título original: (Peaceful Warrior)
Lançamento: 2006 (EUA)
Direção: Victor Salva
Atores: Scott Mechlowicz, Nick Nolte, Amy Smart, Tim DeKay.
Duração: 120 min
Gênero: Drama
Sinopse:
Dan Millman (Scott Mechlowicz) é um talentoso ginasta adolescente que sonha em participar das Olimpíadas. Ele tem tudo o que um garoto da sua idade pode querer: troféus, amigos, motocicletas e namoradas. Certo dia seu mundo vira de pernas para o ar, quando conhece um misterioso estrangeiro chamado Socrates (Nick Nolte). Depois de sofrer uma séria lesão, Dan conta com a ajuda de Socrates e de uma jovem chamada Joy (Amy Smart). Ele descobrirá que ainda tem muito a aprender e que terá de deixar várias coisas para trás a fim de que possa se tornar um guerreiro pacífico e assim encontrar seu destino.

“Lendas da Vida”
Título original: (The Legend of Bagger Vance)
Lançamento: 2000 (EUA)
Direção: Robert Redford
Atores: Matt Damon, Will Smith, Charlize Theron.
Duração: 127 min
Gênero: Drama
Sinopse: Rannulph Junah (Matt Damon) é um herói de guerra que, durante a década de 30, resolve competir contra os melhores golfistas do mundo e recebe a ajuda de um negro (Will Smith). O filme é baseado no livro de Steven Pressfield, de 1995.

-----------------------------------------------------------------

(2) Ao finado(?) RU
Todo o caminho que nossa comida faz até sua inevitável decomposição. Uma homenagem ao nosso restaurante universitário (RU) e sua indefectível comida com cinema nacional da melhor qualidade (pena não poder dizer o mesmo do RU).

"Estômago"
Lançamento: 2008
Direção: Marcos Jorge
Atores: João Miguel, Fabiula Nascimento, Babu Santana, Carlo Briani.
Duração: 112 min
Gênero: Drama
Sinopse:
Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).

"O Cheiro do Ralo"
Lançamento: 2007
Direção: Heitor Dhalia
Atores: Selton Mello, Paula Braun, Martha Meola, Sílvia Lourenço.
Duração: 112 min
Gênero: Comédia
Sinopse:
Lourenço (Selton Mello) é o dono de uma loja que compra objetos usados. Aos poucos ele desenvolve um jogo com seus clientes, trocando a frieza pelo prazer que sente ao explorá-los, já que sempre estão em sérias dificuldades financeiras. Ao mesmo tempo Lourenço passa a ver as pessoas como se estivessem à venda, identificando-as através de uma característica ou um objeto que lhe é oferecido. Incomodado com o permanente e fedorento cheiro do ralo que existe em sua loja, Lourenço vê seu mundo ruir quando é obrigado a se relacionar com uma das pessoas que julgava controlar.

-----------------------------------------------------------------

(3) Cine Vérité
Ficção ou realidade? Documentário ou manipulação da realidade? Captação do real? Falseamento da ficção? Cinema como verdade ou como metáfora?

“O ódio”
Título Original: (La Haine)
Lançamento: 1995 (França)
Direção: Mathieu Kassovitz
Atores: Vincent Cassel, Hubert Koundé, Saïd Taghmaoui
Duração: 96 min
Gênero: Documentário? Drama?
Sinopse:
Um dia na vida de três jovens alienados, propensos à violência, que moram no mesmo conjunto habitacional de Paris. Vinz, que é judeu, é o mais raivoso e menos inteligente dos três. O norte-americano Saïd é mais calmo, mas também o mais desesperado a respeito do futuro. Hubert é negro, e o mais maduro, que canaliza a sua raiva através do boxe. Os três passaram a noite toda em conflito com a policia, depois que Abdel Ichah, um árabe de 16 anos e amigo deles, fica em coma após ser espancado durante um interrogatório.

“Entre os muros da escola”
Título original: (Entre les Murs)
Lançamento: 2007 (França)
Direção: Laurent Cantet
Atores: François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Laura Baquela, Cherif Bounaïdja Rachedi.
Duração: 128 min
Gênero: Drama? Documentário?
Sinopse:
François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

-----------------------------------------------------------------

(4) Crime, violência & fraternidades - Cronenberg & Mortensen
Os dois últimos filmes do diretor canadense David Cronenberg têm como protagonista o ator Viggo Mortensen (o Aragorn de “O senhor dos anéis”), e desta parceria resultam filmes que têm ao mesmo tempo violência extrema e fraternais relações de amor.

“Senhores do crime”
Título original: (Eastern Promises)
Lançamento: 2007 (Canadá)
Direção: David Cronenberg
Atores: Naomi Watts, Viggo Mortensen, Josef Altin, Vincent Cassel.
Duração: 100 min
Gênero: Suspense
Sinopse:
Anna (Naomi Watts) é uma parteira que trabalha em um hospital de Londres. Um dia ela testemunha a morte de uma jovem, durante um parto realizado em pleno Natal. Ela decide dar a notícia de seu falecimento pessoalmente, o que a faz pesquisar sobre sua identidade e família. A busca acaba colocando-a em contato com o lucrativo tráfico do sexo, comandado por uma organização criminosa da Rússia. Logo Anna conhece Nikolai (Viggo Mortensen), um homem violento e misterioso que é mais do que aparenta.

“Marcas da violência”
Título original: (A History of Violence)
Lançamento: 2005 (EUA)
Direção: David Cronenberg
Atores: Viggo Mortensen, Maria Bello, Ed Harris, William Hurt.
Duração: 96 min
Gênero: Drama
Sinopse:
Tom Stall (Viggo Mortensen) leva uma vida tranquila e feliz na pequena cidade de Millbrook, no estado de Indiana, onde mora com sua esposa Edie (Maria Bello) e seus dois filhos. Um dia esta rotina de calmaria é interrompida quando Tom consegue impedir um assalto em seu restaurante. Percebendo o perigo, Tom se antecipa e consegue salvar seus clientes e amigos e, em legítima defesa, mata dois criminosos. Considerado um herói, Tom tem sua vida inteiramente transformada a partir de então. A mídia passa a segui-lo, o que o obriga a falar com ela regularmente e faz com que ele deseje que sua vida retorne à calmaria anterior. Surge então em sua vida Carl Fogarty (Ed Harris), um misterioso homem que acredita que Tom lhe fez mal no passado.

-----------------------------------------------------------------

(5)Homens e acordes
Filmes da década de 80. Uma homenagem sincera ao Blues e a biografia de um dos pais do Rock. Um ciclo para ver e ouvir.

“A encruzilhada”
Título Original: Crossroads
Lançamento: 1986
Direção: Walter Hill
Atores: Ralph Macchio, Joe Seneca, Jami Gertz
Duração: 96 min
Gênero: Drama
Sinopse:
Um jovem e talentoso guitarrista (Ralph Macchio de “Karate Kid”), está em busca de uma canção de blues que lhe dê fama e fortuna e assim junta-se a um experiente músico do gênero e o acompanha até sua casa no Mississipi. Nesta caminhada ele aprende uma verdadeira lição de música e vida.

“A Fera do Rock”
Título Original: (Great Balls of Fire!)
Lançamento: 1989 (EUA)
Direção: Jim McBride
Atores: Denis Quaid, Winona Ryder, Alec Baldwin
Duração: 108 min
Gênero: Drama
Sinopse:
O filme é uma biografia do cantor Jerry Lee Lewis (aqui interpretado por Dennis Quaid) e sua explosão meteórica no mundo do rock'n roll nos anos 1950 nos Estados Unidos. Mostra também seu envolvimento com Myra Gale Lewis, com quem se casou quando ela tinha apenas 13 anos.

Um comentário:

Alexandre Matos disse...

Rachei com o ciclo do RU! Hahahahah! Mto bom!